Em direção às Bio-Interfaces: Novas Tecnologias de Input e Output para Interação Pessoa-Máquina
Eng. Pedro Lopes, Hasso Plattner Institut
Sala 1D Ed. VII
11h30 - 12h00
Coffee Break
12h00 - 13h00
Robótica para Todos
Artica
Sala 1D Ed. VII
14h00 - 15h00
ICT for Health and Entertainment
Eng. Pedro Mendes, Porto Interactive Center
Sala 1D Ed. VII
15h00 - 16h00
Reconhecimento, Seguimento e Reconstrução 3D para Realidade Aumentada e Interação Natural
Eng. Filipe Gaspar, Microsoft
Sala 1D Ed. VII
16h00 - 16h30
Coffee Break
16h30 - 17h30
Realidade Aumentada, Fusão do Virtual com o Real
Eng. Antão Almada, YDreams
Sala 1D Ed. VII
Dia 20
Workshops
14h30 - 16h30
Workshop de Introdução à Robótica
Artica
Por definir
Eng. Pedro Lopes
Licenciado e Mestre em Engenharia Informática pelo Instituto Superior Técnico, Pedro Lopes é atualmente doutorando do Prof. Patrick Baudisch no HCI Lab do Hasso Plattner Institut, em Berlim. Os seus tópicos de investigação incluem: force feedback móvel, novos dispositivos interativos e bio-interfaces.
Palestra
Hoje em dia estamos em “contacto” com a tecnologia - tocamos nos nossos ecrãs com gestos - e melhor que isso, cabe tudo no nosso bolso. No entanto, quando se trata de output em dispositivos móveis, não dispomos de nada mais avançado do que vibração.
Nesta palestra, vamos mostrar novas tecnologias móveis que fornecem force feedback - i.e., contrariam os nossos movimentos - estas abordagens são energeticamente eficientes e usam o nosso próprio músculo! Esta palestra gira em torno de novas tecnologias para interagir com a tecnologia que nos circunda.
Artica
Artica traduz-se em engenharia Informática ao serviço de Arte e Estética. Esta empresa é uma fusão entre Arte, Ciência e Eletrónica e é atualmente considerada uma das dez start-ups mais promisoras de Portugal.
Workshop
O workshop consiste numa breve introdução à electrónica, robótica e programação através da apresentação das plataformas Farrusco e Magabot.
O Farrusco é um pequeno robô que navega autonomamente no espaço evitando obstáculos e procurando novas rotas, tem a possibilidade de ser programado para assumir diversos comportamentos
O Magabot tem como finalidade dar mobilidade a um computador portátil permitindo assim desempenhar diversas ações, tais como identificar cores e pessoas, ser controlado através do skype, saber a sua localização dentro de um espaço,
entre muitos outros comportamentos.
Artica
Artica traduz-se em engenharia Informática ao serviço de Arte e Estética. Esta empresa é uma fusão entre Arte, Ciência e Eletrónica e é atualmente considerada uma das dez start-ups mais promisoras de Portugal.
Palestra
Porque é que ainda não há Rosies ou R2D2s ? Será devido às limitações tecnológicas? Nós achamos que não!
Existem diversas tecnologias que permitem atingir tal objectivo, nas áreas de Inteligência Artifical, reconhecimento de voz, Localização e Mapeamento local simultâneo, Programação não determinista, Mecânica e Electrónica.
Para nós, a resposta não reside em construir um martelo gigante que aborda todas estas questões simultâneamente, mas em vez disso, construir objectos e dispositivos open source que podem ser desenvolvidos e customizados para cumprir com as necessidades de cada um.
Há a necessidade de tornar a robótica tal como eram os computadores nos anos 80, uma base com uma arquitectura comum que pode crescer e ser adaptada a diferentes necessidades específicas.
Eng. Pedro Mendes
Pedro Mendes was born in Lisbon, Portugal, in 1987. He achieved his M.Sc. degree in Biomedical Engineering from the Physics Department of Faculty of Sciences and Technology – New University of Lisbon (FCT-UNL).
During graduation, he focused his studies in imaging processing and he also worked in the field of radiation interaction at CeFiTec (Center for Physical Research and Technology) and in MRI image processing at Siemens S.A. (Healthcare Sector), where he performed his Master thesis.
Currently, Pedro is a researcher at Porto Interactive Center, where the main fields of investigation are animation processing and face features recognition.
Eng. Filipe Gaspar
Licenciado e Mestre em Engenharia de Telecomunicações e Informática pelo ISCTE-IUL, Filipe Gaspar é atualmente estudante de doutoramento no mesmo instituto, com especialização nas áreas de Multimédia, Visão por Computador e Computação Gráfica.
Trabalha, desde de 2008, como investigador da ADETTI-IUL (centro de I+D associado ao ISCTE-IUL). A sua investigação centra-se nos tópicos de reconstrução 3D, seguimento, e reconhecimento, de objetos, com foco na sua aplicação em áreas como a Realidade Aumentada, Realidade Virtual, e na Interação Pessoa-Máquina, resultando em algumas colaborações com empresas nacionais com a YDreams e a Vision-Box.
Em 2010, juntou-se à equipa de investigação e desenvolvimento do Microsoft Languange Development Center, sediada na Microsoft Portugal, contribuindo em diversos projetos internacionais de I+D (QREN ALL4ALL, QREN CNG, Marie Curie GOLEM).
Esta palestra irá centrar-se na apresentação de diversas técnicas e tecnologias emergentes, essencialmente baseadas em Visão e Reconstrução 3D, que perspetivam novas modalidades de interação natural entre o ser humano e a tecnologia.
Eng. Antão Almada
Antão Almada é licenciado em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa.
Trabalhou na Sense8 (Mill Valley, California) a empresa líder de ferramentas para desenvolvimento de Realidade Virtual, onde desenvolveu aplicação para várias empresas da lista “Global 500” da Fortune.
Trabalhou também na Paraform (Santa Clara, California) onde liderou a equipa de desenvolvimento da arquitetura de software e interface de utilizador. O software da Paraform é usado mundialmente, nomeadamente no design de automóveis e brinquedos e também na produção de efeitos especiais em filmes, como "Lake Placid", "The
Haunting", "Hollow Man", "X-Men", "Spider-Man" e "Harry Potter". O software foi premiado em 2001 com o “Technical Achievement Award” pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences.
Juntou-se à YDreams ainda no seu início, onde é Diretor de Desenvolvimento de Software Estratégico e lidera a equipa de desenvolvimento do YVision, uma plataforma de desenvolvimento de aplicações baseadas em Interação Natural (NUI) e Realidade Aumentada.